O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, anunciou na última quinta-feira (31) a criação de um painel de especialistas para verificar se os compromissos assumidos pelas empresas são confiáveis ou não passam de greenwashing – expressão usada para designar ações que visam apenas enganar o consumidor.
Nos últimos anos cresceu o número de companhias – petrolíferas entre elas – que prometem se tornar “net zero”, ou seja, pretendem zerar as emissões líquidas de gases de efeito estuda. Uma meta difícil de ser alcançada, pois o conceito net zero abrange também as emissões feitas por toda a cadeia de valor, o que inclui fornecedores e clientes. Ambientalistas afirmam que muitas empresas desconsideram esse último aspecto.
O painel apresentará seus resultados no final do ano. Com 16 integrantes, será presidido por Catherine McKenna, que foi ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Canadá entre 2015 a 2019. Os objetivos do painel incluem a criação de padrões e definições para os compromissos net zero, de processos para verificar o progresso em direção à meta anunciada e de um roteiro para traduzir os critérios adotados em regulamentos nacionais e internacionais.
Além das empresas, o painel também verificará os compromissos assumidos por governos locais e regionais. “Para evitar uma catástrofe climática, precisamos de promessas ousadas, mas acompanhadas de ações concretas e mensuráveis”, afirmou Guterres ao anunciar a criação do painel.
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