Sustentabiliquê?

Sustentabiliquê?

Compartilhe
Você sabe o que são os rios voadores? Conhece a origem das ODS? Tem ideia da ameaça representada pela savanização da Amazônia? Abaixo você encontrará um glossário que responde a essas perguntas e explica outros conceitos fundamentais para entender o século 21

 

Acordo de Paris

Discutido por 195 países durante a COP21, realizada em 2015, o Acordo de Paris entrou em vigor no ano seguinte. Estabeleceu a meta de conter o aumento da temperatura média global para níveis "bem abaixo" de 2°C até 2100, em comparação aos níveis pré-industriais – o esforço principal é para tentar limitar esse aumento a 1,5°C.
Leia mais

Aquecimento global

É o aumento da temperatura média da camada de ar próxima à superfície da Terra e dos oceanos provocado por atividades humanas, como a queima de combustível fóssil e a destruição de florestas.
Leia mais

Desenvolvimento sustentável

É o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas. Para alcançá-lo é necessário um balanço entre três elementos centrais: crescimento econômico, inclusão social e proteção ambiental.
Leia mais

ESG

É a sigla da expressão inglesa “Environmental, Social and Governance”. Ela se refere às boas práticas das empresas em questões ambientais, sociais e de governança. É hoje uma das principais tendências do mundo corporativo.
Leia mais

Gases de efeito estufa

Dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), hexafluoreto de enxofre (SF6), hidrofluorcarbonos (HFCs) e perfluorcarbonos (PFCs) são os Gases de Efeito Estufa e passaram a ter metas definidas para a diminuição de suas emissões a partir do Protocolo de Kyoto.
Leia mais

Greenwashing

A expressão, que pode ser traduzida por “banho verde” ou “maquiagem verde”, é usada para designar ações que têm o objetivo de enganar o consumidor e o público em geral sobre os impactos ambientais de produtos e/ou atividades.
Leia mais

IPCC

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, ou IPCC na sigla em inglês, foi criado em 1988 e realiza avaliações científicas regulares sobre as mudanças climáticas, suas implicações e os potenciais riscos futuros, além de apresentar opções de adaptação e mitigação.
Leia mais

Maurice Strong

Empresário e diplomata canadense, Maurice Strong (1929-2015) foi pioneiro na defesa do desenvolvimento sustentável, antes mesmo de o conceito ter sido criado.
Leia mais

Mudanças climáticas

São mudanças de longo prazo nos padrões meteorológicos médios que definem os climas locais, regionais e globais da Terra. Impulsionadas principalmente pelas atividades humanas, em particular pela queima de combustível fóssil, que libera gases de efeito estufa como o dióxido de carbono, as mudanças são observadas desde o início do século 20.
Leia mais

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas para que todas as pessoas possam desfrutar de uma vida digna.
Leia mais

Pacto Global

Lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, o Pacto Global é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil membros, entre empresas e organizações, distribuídos em 69 redes locais, que abrangem 160 países.
Leia mais

Permafrost

É uma camada de solo congelada permanentemente composta por terra, areia, rocha e matéria orgânica. Cerca de um quarto de todo o Hemisfério Norte é permafrost, que pode se estender abaixo da superfície por mais de um quilômetro.
Leia mais

Protocolo de Kyoto

Foi a primeira tentativa de compromisso das partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima para estabilizar a concentração atmosférica de gases de efeito estufa.
Leia mais

Rios voadores

A expressão é usada para descrever o gigantesco curso de água atmosférico que atravessa boa parte do território brasileiro.
Leia mais

Savanização da floresta

O desmatamento acelerado e os incêndios na Amazônia ameaçam transformar a floresta numa savana. A paisagem exuberante, tropical e úmida pode virar um ambiente com árvores espaçadas, mata rasteira e poucas chuvas. Há três décadas os cientistas alertam para o risco de savanização.
Leia mais

Comments are closed.