Radar

Um terço de todo o desmatamento no Brasil desde 1500 aconteceu nos últimos 37 anos

Compartilhe

A destruição dos biomas brasileiros foi intensa entre 1985 e 2021. Nesse período o país perdeu 84,7 milhões de hectares de vegetação nativa (13,1% do total), o que corresponde a um terço (33%) de todo o desmatamento ocorrido desde a chegada dos navegadores portugueses, de acordo com levantamento realizado pelo projeto MapBiomas. Em 1985 o Brasil tinha 76% de áreas preservadas, percentual que caiu no ano passado para 66%.

Segundo o “Mapeamento Anual de Cobertura e Uso da Terra no Brasil”, divulgado no último dia 26, a perda da vegetação nativa nesse período ocorreu principalmente por conta da expansão da atividade agropecuária, que ocupa hoje 31,2% do território brasileiro — percentual que era de 21% em 1985. Destaque para o crescimento das áreas de agricultura, que cresceram 228% e ocupam 7,4% do país.

“Apesar de 72% da área de expansão da agricultura ter ocorrido sobre terras já antropizadas, principalmente pastagens, é importante ressaltar que 28% da mudança para lavoura temporária se deu sobre desmatamento e conversão direta de vegetação nativa”, afirma Laerte Ferreira, professor da Universidade Federal de Goiás e coordenador da Equipe de Mapeamento de Pastagem e do GT Solos do MapBiomas.

O MapBiomas constatou também uma forte redução da superfície de água nos últimos 30 anos (1991 a 2021), com uma perda de 17,1%. O fenômeno ocorre especialmente no Pantanal, que é fortemente influenciado pela variação da umidade gerada na Amazônia, levada para outras regiões pelos chamados “rios voadores”.

Clique aqui para o relatório “Mapeamento Anual de Cobertura e Uso da Terra no Brasil – Coleção 7” do MapBiomas.

Desmatamento na Amazônia é o maior em 15 anos, revela Imazon

Artigo anterior

“Sustentabilidade para quem?”

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *