Radar

Apenas 9% dos resíduos plásticos são reciclados, afirma OCDE

Compartilhe

O mundo produziu 460 milhões de toneladas de plástico em 2019. Desse total, 353 milhões de toneladas viraram resíduos, dos quais 9% foram reciclados. Os dados foram divulgados na última terça-feira (22) pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). 

“Apenas 9% dos resíduos plásticos foram reciclados, enquanto 19% foram incinerados e cerca de 50% acabaram em aterros controlados. Os 22% restantes foram deixados em aterros ilegais, queimados ou abandonados no meio da natureza”, afirma o texto.

Reduzir a poluição por plásticos exigirá “ação e cooperação internacional”, segundo o relatório. A OCDE afirma ser preciso reduzir a produção de plástico — por meio da inovação, melhoria do design dos produtos e desenvolvimento de alternativas ecologicamente corretas- e reunir esforços para melhorar a gestão de resíduos e aumentar a reciclagem.

Da próxima segunda-feira (28) a 2 de março acontece em Nairóbi a Assembleia da ONU para o Meio Ambiente. Durante o evento começarão as negociações para um futuro tratado internacional sobre os plásticos.

Clique aqui para ler o relatório da OCDE.

Em Milão, evento conecta brasileiros, britânicos e italianos em prol da sustentabilidade

Artigo anterior

Gelo marinho da Antártida encolhe para a menor área já registrada

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado.