IPCC

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, ou IPCC na sigla em inglês, foi criado em 1988 e realiza avaliações científicas regulares sobre as mudanças climáticas, suas implicações e os potenciais riscos futuros, além de apresentar opções de adaptação e mitigação. O IPCC tem 195 países membros e seus relatórios são ponto de partida para as negociações internacionais de enfrentamento às mudanças climáticas e para a criação de políticas públicas locais.
Os relatórios do IPCC são elaborados e revisados ​​em diversas etapas, para garantir objetividade e transparência, e, por meio deles, é possível determinar o grau de conhecimento sobre as mudanças climáticas, identificar pontos de consenso na comunidade científica e aponar tópicos que exigem mais pesquisas.
Desde 2015, o presidente do IPCC é o economista sul-coreano Hoesung Lee, professor de economia com enfoque em mudanças climáticas, energia e desenvolvimento sustentável. Em 2021, Lee entrou na lista da Bloomberg de 50 lideranças que mudaram o cenário global de negócios e, em 2019, foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.

Greenwashing

Artigo anterior

Mudanças climáticas

Próximo artigo