Radar

ONU declara que meio ambiente saudável é um direito humano

Compartilhe

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quinta-feira (28) uma resolução na qual declara que todas as pessoas no planeta têm direito a um meio ambiente limpo e saudável. De acordo com o texto, as mudanças climáticas e a degradação ambiental estão entre as ameaças mais urgentes ao futuro da humanidade.

A resolução conclama os 193 Estados-membros da ONU a intensificarem os esforços para garantir que todas as pessoas tenham acesso a um “ambiente limpo, saudável e sustentável”. O texto não tem força de lei, mas seus autores acreditam que ajudará a levar os países a incluir esse direito em suas constituições e nos tratados regionais, além de servir de munição aos defensores da natureza para desafiar políticas que sejam ambientalmente destrutivas.

“Esta resolução transmite a mensagem de que ninguém pode tirar de nós a natureza ou o ar e água limpos, nem nos privar de um clima estável. Ao menos, não sem luta”, afirmou a diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Inger Andersen. Ela lembrou que a aprovação acontece no momento em que vivemos a chamada tripla crise planetária, que inclui mudanças climáticas, perda da biodiversidade e o aumento da poluição.

Antes da votação, o relator especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos e o Meio Ambiente, David Boyd, destacou o efeito positivo que a resolução pode ter para a proteção ambiental. “Estas resoluções podem parecer abstratas, mas são um catalisador para a ação, e dão poder às pessoas comuns para responsabilizar seus governos de uma forma muito poderosa”, afirmou.

Clique aqui para ler a reportagem publicada no site do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Clique aqui para ler a resolução aprovada pela Assembleia Geral da ONU.

Festival gratuito exibe online 106 filmes com temas socioambientais de 35 países

Artigo anterior

Consumo de plástico no setor de delivery de comida aumenta 46% em três anos

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *