Riachuelo

JEANS+SUSTENTÁVEL

Compartilhe
Jeans stacked on a wooden background

A Riachuelo coloca a redução do impacto ambiental de suas atividades entre seus principais objetivos. Diminuir o consumo de água é um dos maiores desafios. Para isso, a empresa implantou o Programa de Gestão Hídrica, que monitora o volume captado, consumido e descartado em suas unidades. A meta é reduzir o consumo em 20% até 2030 – em relação a 2019.

A fábrica de Fortaleza está na vanguarda desse esforço, principalmente na fabricação de jeans, a atividade que mais consome água e produtos químicos dentro da indústria têxtil. A unidade adotou equipamentos e processos que reduziram o uso de água em até 90% e o uso de produtos químicos em até 85% na comparação com o processo tradicional de produção.

Três tecnologias diferentes são utilizadas de forma combinada. Por meio de nebulizadores, a unidade consegue atingir a aparência desejada dos jeans com o uso mínimo de água e produtos químicos. O gerador de ozônio dispensa por completo o uso desses insumos. E a lavagem a laser elimina o uso de químicos na lavagem dos jeans.

A unidade da capital cearense conta também com duas Estações de Tratamento de Efluentes, que tratam todo o resíduo líquido produzido na unidade. Elas tornam possível o reuso de 70% da água consumida em suas instalações. 

A Estação de Tratamento doméstica é responsável pelo tratamento biológico dos resíduos de consumo humano – o destino deles é a lavandeira industrial. Já a Estação de Tratamento industrial trata rejeitos químicos da lavanderia e reutiliza 70% deles em diferentes áreas da fábrica: 5% são destinados aos sanitários, 10% aos jardins e 55% voltam para a lavanderia industrial. Os 30% de água tratada restantes são redirecionados à rede municipal de efluentes.

ODS apoiadas por essa iniciativa

SUSTENTABILIDADE

Na Prática

Sejamos realistas, peçamos o impossível: análise crítica dos impactos da COP26

Artigo anterior

PLUGADA EM FONTES LIMPAS

Próximo artigo

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado.