Acordo de Paris

Discutido por 195 países durante a COP21, realizada em 2015, o Acordo de Paris entrou em vigor no ano seguinte. Estabeleceu a meta de conter o aumento da temperatura média global para níveis “bem abaixo” de 2°C até 2100, em comparação aos níveis pré-industriais – o esforço principal é para tentar limitar esse aumento a 1,5°C.
COP é a sigla para Conferência das Partes, reunião dos países que integram a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, estabelecida na Eco-92, a Cúpula da Terra, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992. A COP é o organismo supremo da Convenção e, por isso, essas reuniões são também conhecidas como Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas
O Acordo de Paris substituiu o Protocolo de Kyoto, estipulando também outras metas, como o estímulo financeiro e tecnológico aos países menos desenvolvidos para o cumprimento das metas. A cada cinco anos, as partes signatárias do acordo devem apresentar objetivos climáticos nacionais mais ambiciosos, o chamado “mecanismo de catraca”.

Aquecimento global

Próximo artigo